Esta palestra tem como objetivo descrever a preparação e execução de uma das técnicas mais difíceis e importantes da ioga, o Khechari Mudra.
O khechari é composto por 4 etapas distintas:
Etapa 1: Língua pressiona o palato mole
Etapa 2: Língua na faringe, atrás da úvula
Etapa 3: Língua pressiona o topo da faringe
Etapa 4: Língua dentro das fossas nasais
O Khechari Mudra envolve a inserção da língua na faringe, atrás da úvula, e posteriormente dentro das fossas nasais. O khechari causa a interrupção do fluxo dos pensamentos, além de causar "prazer" nos chakras superiores e é descrita como a principal técnica para o aparecimento da Amrita.
Como o número de praticantes no mundo que dominam esta técnica é realmente muito pequeno, a palestra é uma ocasião única para ouvir um relato sobre esta prática. Abordaremos alguns textos clássicos, sua preparação, sintomatologia e sua relação com a sadhana Tântrica. Não percam, estão todos convidados.
"Khechari Mudra é uma técnica simples, mas muito importante, que é utilizada na maioria das práticas de Kriya Yoga. Trata-se de dobrar a língua para trás e colocá-la contra o palato superior. No decorrer do tempo, a língua fica alongada e pode ser inserida no orifício nasal. Então, certas glândulas que estão relacionadas com a passagem do crânio e o chakra bindu visarga são estimulados e, como resultado, Amrita ou néctar começa a fluir. Quando amrita é liberada o praticante tem um tipo especial de 'barato' ou intoxicação.
Pode levar alguns anos para aperfeiçoar o Khechari Mudra e estimular o fluxo de Amrita, mas vale bem a pena o esforço. Quando você se senta para a meditação a mente permanece perfeitamente imóvel, não pode se mover e você não pode pensar. Este estado é chamado de Shoonyata, uma experiência de total nulidade. Se você está entoando um mantra, você sente que alguém está o entoando e você está apenas assistindo.
Esta é considerada uma experiência muito importante porque coloca você em contato com as experiências externas e internas ao mesmo tempo e você está completamente ciente de seu self. Você pode atingir um estado onde você está simultaneamente consciente do mundo da mente, sentidos e objetos, paz interior, tranquilidade e relaxamento.
Quando há perfeita harmonia no sistema nervoso, o comportamento da coronária está na inércia, a temperatura corporal é baixa e as ondas alfa são predominantes no cérebro, neste caso, como pode se mover a mente? Esta é a filosofia da Kriya Yoga."
Swami Satyananda Saraswati
TRUE HAPPY HOUR
Palestra com Ricardo Vaz Monteiro
DATA: 26 de novembro, das 19h30 às 21h
LOCAL: True Love Yoga Space
N. Senhora de Copacabana, 1072/605
Rio de Janeiro - RJ
VALOR: R$ 35 (alunos TLYS R$20)
Maiores informações:
miila@trueloveyoga.com
Blog do palestrante:
http://www.khecharividya.com/
Muito bom!!!
ResponderExcluir